Público Alvo

Destina-se a pessoas que desejam ingressar na graduação ou progredir no mercado de trabalho, mas não tiveram a oportunidade e tempo de concluir o ensino fundamental ou médio. Jovens e adultos que não possuem tanto tempo para estudar e que buscam a preparação para o ENEM, para concursos ou para reingressar no mercado de trabalho de maneira mais dinâmica e de acordo com sua realidade.


manual-08-10

 

Supletivo (EJA)

O Semipresencial EJA tem como objetivo preparar para a vida e dar ênfase para a formação do cidadão, tendo como base principal os parâmetros curriculares nacionais. Criado para jovens e adultos que desejam ingressar na graduação em um futuro próximo, possui material didático próprio, ao qual o aluno tem acesso através do nosso ambiente virtual de aprendizado. Possui também um corpo docente especialmente preparado para dar suporte em suas dúvidas tanto nas atividades em sala como através de e-mail ou fórum. As aulas são semipresenciais e ocorrem à noite ou aos sábados pela manhã, de acordo com a melhor conveniência do estudante. A EJA, na metodologia semipresencial facilita a vida do aluno ajudando a despertar seu senso crítico e indagador com a constante presença do professor, presencial e virtualmente, tornando-o capaz de se autodesenvolver de forma continuada.

Educação de Jovens e Adultos

Metodologia Semipresencial

O CTA desenvolve as ações de seus cursos semipresenciais baseado nos sistemas de gestão educacional e de e-learning desenvolvidos em seu Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento. Autorizado através do Parecer nº 298/2010 emanado pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em 20 de maio de 2011, o CTA – Centro de Tecnologia Aplicada vem focando suas atividades na Educação de Jovens e Adultos na modalidade semipresencial, criando condições reais de prosseguimento de estudos na Graduação aos concluintes dessa modalidade.  Daí decorre o amplo projeto que visa a proporcionar tal modalidade de educação, lastreada em tecnologia, de tal forma que seus alunos, além da formação escolar pretendida, possam também se familiarizar com o uso das novas tecnologias e da Internet tornando mais fácil sua inserção no mundo do trabalho, que se apresenta cada vez mais exigente e competitivo. Baseada no uso intensivo de tecnologia, a gestão da instituição, tornou-a mais moderna, mais ágil e mais sintonizada com as demandas do público para o qual está direcionada, o que permitiu, iniciar atividades no segmento de educação profissional na modalidade também semipresencial.. Nesse sentido, o CTA objetiva uma abordagem da educação altamente profissionalizada e fortemente centrada na utilização da tecnologia, tanto em relação às práticas pedagógicas quanto aos procedimentos administrativos e de gestão escolar.

REQUISITOS DE ACESSO

Idade Mínima – 15 anos completos para ingresso no Ensino Fundamental e 18 anos completos para ingresso no Ensino Médio

PERFIL DO EDUCANDO

Ingresso – Ensino Fundamental e Ensino Médio

Jovens e Adultos que não completaram o Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada, conforme legislação em vigor, e que, no momento de sua inscrição, residam no Estado do Rio de Janeiro.

Conclusão – Ensino Fundamental e Médio

Jovens e Adultos que sejam capazes, considerando o grau de aprofundamento do conhecimento em função do nível de ensino concluído, de:
  • dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica;
  • construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;
  • selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
  • relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
  • recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural;

 

  • Cópia do RG e do CPF.
  • Cópia do Comprovante de Residência.
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
  • Copia do Certificado de Reservista.
  • Cópia de alguma documentação que conste seu tipo sanguíneo.
  • Cópia autendicada do seu Histórico Escolar ou uma declaração original.







 

JSN Solid template designed by JoomlaShine.com
Rua Ibitiuva 151, Padre Miguel - Rio de Janeiro (RJ)  |  Filial Rua Clarimundo de Melo, 79 - Encantado - Rio de Janeiro (RJ)